-
Arquitetos: Pedrido Theiler Arquitectos
- Área: 320 m²
- Ano: 2019
-
Fotografías:WALTER SALCEDO
-
Fabricantes: Aluar, Cerro Negro, FV, Tensar, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um bairro periférico em desenvolvimento de Firmat, uma cidade com cerca de 20.000 habitantes, a 110 km de Rosario. Diante da ausência de construções vizinhas, o conjunto busca consolidar o lote de esquina e estabelecer uma escala de bairro em relação às edificações térreas e de um pavimento de altura ao redor. O projeto consiste em 4 unidades duplex de 80m2 cada, dentro de um lote de 326m2. O desafio está em desenvolver residências em constante conexão com espaços externos, mantendo a privacidade necessária entre as unidades e seu entorno.
Dessa forma, as residências são organizadas através de quatro alas longitudinais de tijolos aparentes que definem todo o conjunto. Essa disposição permite que cada moradia seja organizada em torno de dois pátios. Um primeiro pátio de acesso e garagem serve como transição entre o público e o privado, enquanto o segundo pátio é percebido como uma continuidade do interior em relação direta ao espaço social da moradia.
No pavimento superior, o mesmo critério de alas é aplicado, mas, nesse caso, o tijolo também é utilizado como fechamento frontal, permitindo o recuo das esquadrias dos quartos. Isso permite privacidade visual em relação aos espaços mais íntimos do exterior e impede vistas cruzadas dos quartos para os pátios vizinhos. Além disso, esse recuo nas esquadrias funciona como um parasol vertical protegendo as orientações leste e oeste.
A solução técnica de paredes de tijolos aparentes e lajes pré-moldadas vazadas à vista, com execução de mão de obra local, possibilita a otimização de recursos em termos de tempo e execução. A expressividade dos materiais utilizados confere à obra sua imagem final, além de enfatizar a continuidade espacial entre interior e exterior.
Essas operações proporcionam uma síntese formal ao conjunto, respeitando a lógica construtiva fundamental, mas oferecendo uma resposta aos diferentes espaços interiores que ele abriga. Assim, enquanto no térreo percebe-se a ala de tijolos aparentes, expondo sua resolução técnica, o pavimento superior é percebido como uma caixa apoiada.